História

O Milan foi fundado como um clube de cricket em 1899 pelos britânicos Alfred Edwards e Herbert Kilpin, que vieram de Nottingham. Em honra de suas origens, o clube manteve a ortografia inglesa no nome do clube, em vez de mudar para o italiano Milano (embora ele foi forçado a fazê-lo durante o regime fascista, como Genoa e Inter).

O clube venceu seu primeiro título italiano em 1901, e depois novamente em 1906 e 1907. Em 1908 o clube passou por problemas internos causados por divergências sobre a assinatura de jogadores estrangeiros, o que levou à formação de uma outra equipe na cidade de Milão, a FC Internazionale Milano. Na sequência destes acontecimentos, o Milan não conseguiu ganhar um único título nacional até 1951. Em 1963, o Milan conseguiu seu primeiro título continental, a Copa dos Campeões batendo na final o Benfica, de Portugal. Este feito foi repetido em 1969, e seguido pela Copa Intercontinental.

Após a aposentadoria de Gianni Rivera, o Milan deu início a um período de declínio, durante o qual foi envolvido no escândalo de Totonero em 1980 e rebaixados a Serie B, como punição, pela primeira vez em sua história. O escândalo foi centrado em um sindicato de apostas pagando aos jogadores e funcionários para fixar o resultado dos jogos. O Milan voltou rapidamente para a Serie A, mas regressou à Serie B apenas um ano mais tarde.

Em 1986, o empresário Silvio Berlusconi adquiriu o clube, e, imediatamente investiu muito dinheiro no clube, contratando o treinador Arrigo Sacchi e assinando com um trio neerlandês: Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard. Este foi o começo de uma das mais bem sucedidas equipes, com tal equipe, o clube venceu sete títulos nacionais, cinco troféus da Liga dos Campeões da UEFA, e três Mundiais Interclubes.

Mais recentemente, o Milan, foi acusado de participar do escândalo de arbitragem, onde cinco equipes foram acusados de fixação de jogos pela arbitragem. O clube inicialmente foi punido com a perda de quinze pontos e, consequentemente, não se classificaram para a Liga dos Campeões. Um recurso reduziu a pena para oito pontos, e autorizou a equipe a participar da Liga dos Campeões de 2006-07, a qual foi campeão.

0 comentários:

Postar um comentário